Após amadurecer a ideia durante todo o ano de 2016 decidi que em Dezembro seria o mês certo para dar inicio ao processo. 
Porquê Dezembro? Porque é o mês em que Jesus nasceu! Não existe mês melhor para dar inicio a uma luta que requer mais fé do que qualquer outra coisa!

Iniciei as minhas pesquisas na Internet sobre a documentação necessária, mas não há nada de muito esclarecedor é tudo demasiado vago, para as milhares de perguntas que nos ocorrem. 

Aqui fica o link onde podemos esclarecer duvidas e o mais importante de tudo, inscrever-mo-nos na "Sessão A" Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Sem a Sessão A, não vale a pena juntar os documentos nem pensar em entrega-los. Esta formação é o ponto 1 deste processo. 

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa faz esta formação 1 vez por mês, já a Segurança Social faz com menos periodicidade. 
Como não pertenço ao concelho de Lisboa, aceitaram-me na formação, mas apenas isso, não poderei tratar nada mais com eles. Todo o processo terei de entregar na Segurança Social. 

A formação tem duração de 3 horas, é dada por uma Assistente Social e uma Jurista. Tem como objectivo elucidarem-nos sobre o tipo de crianças que se encontram em situação de adoptabilidade, adopção internacional, leis e regras da adopção, tempos médios de espera (que são inexistentes, depende sempre do que se pretende adoptar). Mas para terem uma noção uma adopção rápida, demora no mínimo 1 ano. 

São 3 horas para tirar duvidas e perceber melhor todo o processo, a formação é bastante esclarecedora, podemos dizer que é motivadora para quem está decido a adoptar e pode ser o desmoronar de um sonho para quem não esta seguro do que vai fazer. 

Recebemos uma pasta com todas as informações necessárias e quem é do concelho de Lisboa recebe logo todos os formulários necessários para preencher. O que não foi o meu caso :)


Pasta da documentação que nos é fornecida
 Crianças disponíveis adopção, fase ao numero de processos. 
Este quadro é altamente desmotivador, são poucas crianças para tantos processos, mas existem mais opções, como a adopção internacional, que ainda não percebi bem como funciona, mas assim que perceber serão os primeiros a saber... :)
Certificado da Formação sessão A


Próximo Post: Documentação

"Os momentos mais felizes da minha vida foram aqueles, poucos, que pude passar em minha casa, com a minha família."
Hoje (e todos os dias) aproveite para mimar os que mais ama. Deixe as más recordações e ressentimentos de lado e dê! Dê sorrisos, dê Amor, dê Abraços sentidos... dê o melhor de si!
Feliz Natal!

Um beijinho da tua mãe, 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Em quanto tempo se esgota?”

50 Sombras de Grey